FOTOGRAFIA


Planalto do Itatiaia florido, poucos anos após incêndio (PRÊMIO 4º. LUGAR NO CONCURSO ITAÚ-BBA 2005,CATEGORIA NATUREZA FLORIDA)

Nutridos e inspirados pelas sinfonias de forças desdobrando-se em contínuo pelos vastos espaços; dia-a-dia embevecidos pelo espetáculo de luzes cambiantes, no qual o efêmero se reveste em glória de eternidade, naturalmente passamos a fotografar.

Com muita alegria e prazer palmilhamos os caminhos da montanha, suas trilhas, pedras e águas, mais ou menos conhecidos, em horas e climas distintos, para humildemente travar um diálogo com a vida, os movimentos e a Luz, sempre a Luz.

Agora, vindo depois de muitos anos no Parque Nacional do Itatiaia para a região de Santo Antônio do Pinhal, interior paulista, prosseguiremos nossas jornadas poéticas, traduzindo em fotografia toda a inspiração com que a Mantiqueira, seus elementos e seres, tanto nos brindam.

Utilizamos um perfeito equipamento Hasselblad, com suas cristalinas lentes Zeiss: a Sonnar (150 mm), a Planar (50 mm) e a Distagon (40 mm); filmes Velvia Fuji e tripé, para a fotografia artesanal e poética que apreciamos fazer. Depois os cromos são digitalizados em scanner de tambor, com máxima definição, editados para ampliações de vários tamanhos e transformados em cartões e quadros, num processo também artesanal com muita qualidade.

Nossa proposta não é documentar a natureza física da montanha.

Testemunhar, captar e comunicar os cantos e as danças da Luz em sua vida é o que nos emociona e motiva.

paz@vivarteare.com.br